domingo, fevereiro 25, 2024

Longa vida à Ramona

From all indications, anecdotal and otherwise, Ramona Fradon was a force of nature to be reckoned with from the...

Publicado por Howard Victor Chaykin em Domingo, 25 de fevereiro de 2024


“Ao que tudo indica, anedótico ou não, Ramona Fradon foi uma força da natureza a ser reconhecida desde o início.

Uma mulher em um negócio de rapazes, ela se manteve firme naquele território hostil.

Lamento profundamente, e sim, entendo perfeitamente, sua circunspecção em nossas entrevistas que iniciam o livro sobre sua carreira.

Para ser igualmente cauteloso, nada pode ser mais redutor do que simplesmente considerar Ramona Fradon como ‘legal.’

Ela era gentil em termos situacionais e nunca, jamais, tolerava tolos.”



Heartbroken to hear about the death of Ramona Fradon, one of the most talented and gracious artist I ever had the...

Publicado por Mark Waid em Sábado, 24 de fevereiro de 2024


“Com o coração partido ao saber da morte de Ramona Fradon, uma das artistas mais talentosas e graciosas que já tive o prazer de conhecer. Por mais triste que seja este dia, estou muito feliz por ela ter conseguido, apenas algumas semanas atrás, ver a tremenda onda de admiração e depoimentos desencadeada por sua recente aposentadoria.”


Ramona Fradon has returned to the Universe at the age of 97. She began her career at the end of the "Golden Age," of...

Publicado por Larry Hama em Sábado, 24 de fevereiro de 2024


“Ramona Fradon retornou ao Universo aos 97 anos. Ela começou sua carreira no final da ‘Era de Ouro’ dos quadrinhos e desenhava constantemente até se aposentar, há apenas seis semanas. Dizem que qualquer pessoa que seja realmente querida tem o mesmo número de pessoas que a odeiam, mas nas quatro décadas em que a conheci (fui editora dela em Super Friends na DC nos anos 70), nunca ouvi uma única pessoa expressar outra coisa que não fosse admiração e amor por ela.”


Ending an unsurprisingly short 'retirement' (did anyone who knew her think the pencil could be pulled from her hand?),...

Publicado por Paul Levitz em Sábado, 24 de fevereiro de 2024


“Terminando uma ‘aposentadoria’ surpreendentemente curta (alguém que a conhecia achava que o lápis poderia ser arrancado de sua mão?), temos a notícia do falecimento de uma das figuras mais únicas e maravilhosas de nossa comunidade de quadrinhos, Ramona Fradon.

Muitas vezes é verdade que o subconsciente de um artista pode transparecer em sua obra de arte. Se você olhar para os doze anos de Aquaman ou os 15 anos de Brenda Starr que Ramona fez, é óbvio que no fundo ela era uma pessoa calorosa e amigável. O moderno Aquaman torturado nunca teria saído de sua prancheta. Havia um charme natural e inato nos personagens que ela retratou, sejam heróis consagrados como os Super Amigos ou o amor peculiar de Metamorfo e Sapphire Stagg (que ela admitiu estar canalizando sua própria inteligência romântica). Até mesmo seu punhado de histórias de ‘mistério’ estava repleto de personagens que podiam ser assustadores e charmosos ao mesmo tempo.

Ramona foi uma parte consistente do mundo dos quadrinhos desde suas primeiras histórias publicadas no final da Era de Ouro até um momento atrás. Quando desenhar para publicação deixou de ser atraente, ela se tornou presença constante em convenções, fazendo encomendas perfeitamente executadas para fãs e amigos. Nenhuma outra mulher passou suavemente pelas décadas dominadas pelos homens no campo, e tenho dificuldade em pensar em alguém que tenha feito parte tão regular de nossa comunidade por tanto tempo, apenas com admiradores e sem detratores. Exceto alguns anos que dedicou à maternidade, ela sempre esteve conosco.

Das grandes artistas da minha infância, ela foi uma das poucas que nunca consegui agendar para desenhar uma história que escrevi. Nossas conexões eram principalmente práticas, ou breves momentos em que nos esbarramos no Village ou em uma convenção. Mas eu adorei o sorriso dela tanto quanto adorei a obra de arte que ela trouxe à vida.

Enviando amor e simpatia para sua família, seus amigos próximos da comunidade artística de Hudson Valley e Catskills, e carinho para meus colegas fãs de Fradon. Tivemos muita sorte de ter essa mulher especial em nossas vidas por tanto tempo.”

Nenhum comentário: