sexta-feira, agosto 16, 2013

Enciclopédia Século XX



Até umas gerações atrás, enciclopédias eram parte essencial na vida de várias famílias. Inclusive chegavam a ser vendidas de porta em porta - foi assim que tudo começou pra mim. Numa época em que a Conhecer e a Barsa eram as mais populares e a Britannica era a mais cara, a Século XX (Editoras José Olympio/Expressão e Cultura, 1972) foi a que fez parte da minha casa.

As ilustrações magníficas em páginas especiais distribuídas ao longo dos livros, o conteúdo quilométrico dos verbetes, a abrangência de temas (meus favoritos eram fauna, guerras e, principalmente, mitologia grega)... aquilo tomou de assalto a imaginação fértil de um menino de 6, 7 anos. Mal sabia a minha mãe que ela havia adquirido um verdadeiro vício pro filho.

Com o tempo, essa preciosidade foi sendo deixada meio de lado numa caixa e acabou doada para uma jovem família, o que considero um bom destino. Mas nunca esqueci o impacto que essa coleção teve em minha vida.

Me segurando muito pra não morrer em $300 por um pedaço importante da minha formação....

Nenhum comentário: