terça-feira, novembro 28, 2023

“Lanny é o número um”



Pepeu Gomes tinha quase a mesma idade de Lanny, mas o considerava um mestre. “Foi o primeiro guitarrista que me impressionou, ele e o Sérgio Dias. Eu tinha dezesseis, dezessete anos, ouvia Hendrix. O Gilberto Gil me disse: ‘Pepeu, ouve esse chinês tocando!’. Fiquei alucinado.” Tão alucinado que, em 1969, ele foi morar com Lanny em São Paulo. Acabou ficando ali seis meses, tocando jazz, rock e música brasileira na Stardust. A banda da casa de shows tinha Hermeto Paschoal nos teclados, Paulinho da Costa na percussão, Lanny e Pepeu revezando na guitarra e no baixo. Quando o Juizado de Menores chegava, os dois se escondiam na cozinha. “Eu ficava pensando: o que estou fazendo no meio desses caras? Eu não tinha a menor condição de tocar com eles. Eu não acompanhava, saía correndo atrás deles. Pra mim, o Lanny é o número um, foi ele que descobriu como tocar a guitarra pop misturada com o blues. Tudo o que aprendi de harmonia foi com ele e o João Gilberto”, lembra Pepeu.

Ao mesmo tempo que ganhava o respeito de músicos, Lanny começou a ter problemas com drogas – especialmente com LSD – e a exibir sintomas de esquizofrenia.

(...)

Em meados da década de 1990, Luiz Calanca, dono da loja e gravadora Baratos Afins, preparava um lp de Catalau, vocalista do grupo de hard rock Golpe de Estado. Nos ensaios, comentou com Catalau que o estilo dele, ao tocar guitarra, lembrava muito o de um grande músico, então sumido, chamado Lanny Gordin. “O Lanny é meu primo, foi ele que me ensinou a tocar”, respondeu Catalau. Calanca, então, sugeriu que o chamassem para gravar: “O Lanny estava bem e já havia gravado várias músicas, quando um técnico do estúdio pediu que ele não fumasse na sala de gravação”. Ele saiu para fumar e desapareceu. Calanca só o reencontrou quatro anos depois, no centro de São Paulo. O guitarrista estava deitado na rua, barbudo, e passava as tardes sentado nas esquinas ou tocando guitarra em alguma igreja evangélica. Calanca o contratou como professor de guitarra, gravou as aulas e lançou um LP com os improvisos de Lanny. O disco ajudou a ressuscitar sua carreira.


- - -

Trechos do livro Pavões Misteriosos, de André Barcinski.

Nenhum comentário: